O que é PNL?

Todos que lidam com a Programação N eurolinguística (PNL) reconhecem o desafio de definir “o que ela é”, porque seu conjunto de técnicas simples, eficazes e precisas, são tão múltiplas e abrangentes, que podem ser aprendidas por qualquer pessoa e aplicadas com êxito em todas as áreas do conhecimento humano.

A PNL pode ser apresentada como o “manual de instruções do cérebro”,  a ciência e a arte da comunicação e excelência humana, a cura rápida para limitações ou males crônicos, a magia da transformação, a arte do relacionamento harmonioso, a tecnologia do sucesso pessoal e profissional.

Com a PNL, você pode aprender a influenciar a si próprio e a seus relacionamentos com os outros, e a ter o tipo de experiência de vida que você deseja. A PNL funciona na construção de soluções nos negócios, no ensino, na terapia, saúde e nas relações em geral.

Se você for alguém que deseja ir além da eficiência em seu trabalho e em sua vida pessoal, se você quiser não apenas ter sucesso, mas também atingir a uma evolução maior, então o treinamento em PNL pode ser para você.

Cada um de nós é um milagre esperando para acontecer. A PNL oferece novos meios de convivência interna e com o mundo, a fim de liberar o milagre que somos, ao despertar potencialidades inimagináveis. Alguns usam suas habilidades em PNL para alcançar novos sucessos em suas carreiras. Outros, usam-nas para ajudar pessoas  a desenvolver seus potenciais. O fato é que, com a PNL você desabrocha interiormente e cria relacionamentos mais ricos em sua vida.

Fruto do que deu certo

 Se alguém é capaz de fazer algo, você também é!

A PNL foi especificamente criada para nos permitir fazer a mágica, produzindo novas maneiras de entender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano. Desta forma ela se apresenta como uma oportunidade invulgar, não só de comunicarmo-nos melhor com nós mesmos e com os outros, mas também, de aprender como obter maior controle sobre o que nós consideramos funções automáticas da nossa própria neurologia.”

(Dr. Richard Bandler,  co-criador da PNL)

Consolidada há décadas em todo o mundo por sua eficácia, a PNL nasceu de estudos científicos sobre o funcionamento cerebral e comportamental de pessoas vitoriosas em diferentes áreas de atuação.

Ao explicitarem modelos de experiências e talentos de sucesso, os pesquisadores comprovaram que os resultados que muitos atribuem à sorte (ou falta dela), nada mais são do que um conjunto de crenças programadas, atuando como agentes possibilitadores ou dificultadores.

A contribuição da PNL ao mundo, iniciou ao decodificar a forma como pessoas brilhantes elaboravam os seus objetivos até conseguirem a solução desejada e como estruturavam a estratégia no processo de pensar, ou melhor: de programar o pensamento para a ação.

E haveria algo em comum entre esses vencedores que chegavam ao topo? Os estudos da PNL foram conclusivos ao apontar características peculiares:  superavam limitações pessoais, tinham habilidade na tomada de decisões, e eram principalmente hábeis na capacidade de comunicar.

Ao decodificar essas programações, (comportamentais, linguísticas e cerebrais), a PNL localizou os comandos que nos permitem conscientemente, instalar os recursos desejáveis para as mudanças tão sonhadas. Indo além, descobriu outros comandos para neutralizar programas indesejáveis, registrados inconscientemente ao longo da vida, desde a infância.

A forma como nos relacionamos, nossas memórias, sentimentos e reações, são frutos de registros em nosso sistema linguístico e neurológico. Logo, como a programação é inconsciente, raramente sabemos porque somos tão eficazes em uma área, e não o somos em outra.

Por isso, a PNL também é definida como o “fruto do que deu certo”, pois ao mapear o êxito de alguns, possibilitou que suas estratégias viessem à tona do consciente, e fossem estendidas à qualquer pessoa.

Uma tecnologia que faz toda diferença!

Todos têm os recursos necessários para qualquer mudança desejada.

Como o ser humano possui capacidades infinitas, a PNL segue evoluindo, estudando e modelando novas estratégias de pessoas bem sucedidas, seja na medicina, nas artes, educação, nos negócios, nos esportes e na comunicação em geral. Tudo isso resulta em técnicas simples e sábias, que nos permitem obter mudanças surpreendentemente rápidas quando quisermos.

Em resumo,  através dessa poderosa abordagem se adquire poder pessoal, aprende-se como as pessoas funcionam e a lidar com elas através de suas perspectivas. Nos tornamos conscientes do nosso imenso “computador cerebral”, adquirimos autonomia ao despertar potenciais adormecidos, e passamos a criar a nossa “sorte” no cotidiano, onde cada um faz suas escolhas e toma o volante do seu destino

Inteligência Emocional 

A PNL também é um dos instrumentos utilizados para desenvolver a Inteligência Emocional – apontada por um grande número de pesquisas – como o  maior  fator determinante para o sucesso profissional, e consequentemente também para a saúde e felicidade do indivíduo. A inteligência emocional  constitui a soma de diversas competências, como o autoconhecimento, o autocontrole, o uso adequado e saudável das emoções, a resiliência, a motivação, a empatia e as  habilidade de relacionamento,  assim como atitudes e valores elevados. Desenvolver estas competências é um dos objetivos dos cursos de PNL.

Alguns benefícios práticos

  • Gerar sintonia e harmonia na comunicação – verbal e não verbal – que formam a base de todo relacionamento humano.
  • Fazer mais amigos, melhorar relacionamentos em família e no trabalho.
  • Modificar comportamentos repetitivos que bloqueiam nosso crescimento pessoal ou profissional.
  • Neutralizar limitações, como inseguranças, timidez, complexos, fobias, indecisões, ressentimentos…
  • Estimular a assertividade, a autoestima e a criatividade.
  • Eliminar hábitos compulsivos, como roer unhas, fumar, beber, comer em excesso, etc.
  • Fortalecer estados positivos de humor, segurança, entusiasmo, criatividade e transformar esses estados em processos contínuos.
  •  Fortalecer estratégias para organizar e realizar metas/objetivos, individual e em equipe.
  • Melhorar a memória, o aprendizado e  inúmeras outras aplicações…

Exemplos de algumas áreas beneficiadas pela PNL

Negócios, empresas: no campo empresarial a PNL treina habilidades na área produtiva e gerencial, melhora a comunicação, promove a liderança, o comprometimento, que resulta em aumento de produtividade, de vendas e facilidade de negociação em geral. Empreendedores, profissionais liberais e organizações de todos os segmentos e tamanho, se beneficiam dessas ferramentas.

Educação: permite sofisticar a precisão e  clareza das comunicações, compreender o processo de aprendizagem de cada aluno, a desenvolver estratégias eficazes de comunicação, além de aumentar o entusiasmo e o desempenho do educador. Instituições de ensino, pais e mães testemunham grandes mudanças com esse aprendizado.

Saúde: capacita os profissionais a fazerem intervenções no sistema físico, através de mudanças no sistema cerebral, que revela representações internas de crenças e promove a transformação de hábitos/condicionamentos. Cura alergias, medos, inseguranças, fobias, traumas, vícios, stress, ou seja: praticamente tudo o que inclui doenças psicossomáticas e disfunções de imunidades. Atua no emagrecimento e resulta em vida saudável, ao criar um profundo sentimento de conscientização autônomo para novas escolhas.

Esportes: o cérebro faz o campeão. Superar limites, atingir a potencialidade máxima, é o propósito de todo atleta e como “o propósito determina a atitude”, é possível transformar a competição num prazeroso desafio. Muitos milhares de atletas têm se beneficiado com as ferramentas da PNL para atingirem o máximo desempenho. Além das agremiações a utilizarem também para a consolidação do espírito de time, coeso e harmonioso.

Relacionamentos em geral, autoestima:  Pessoas com dificuldades de relacionamentos harmoniosos ou duradouros, são beneficiadas ao neutralizarem aspectos e lembranças negativas, fortalecerem qualidades positivas e  alinharem novas escolhas à novas ações. Se desejarem, também podem desenvolver a “arte de encantar e seduzir”, que é apenas mais uma das muitas definições da PNL.

“Se você pensar a respeito, as pessoas gostam das outras não pelo que são, mas pelo que nos fazem sentir.” (Irwin Federman)