A Sabedoria do Eneagrama

A SABEDORIA DO  ENEAGRAMA

O QUE É?

O Eneagrama possui uma sabedoria que nos auxilia no autoconhecimento. Através da descoberta do nosso tipo de personalidade podemos acessar nossas capacidades e talentos. Passamos a observar não apenas nossas atitudes comportamentais, mas também o que as motivam. Com isto podemos explorar novas rotas e expandir nosso potencial de forma mais equilibrada.

.           A partir do reconhecimento de nossas limitações e crenças, passamos a observar e ter um novo olhar em relação a nós mesmos e aos outros. Isto nos conduz a um novo caminho ou jeito de caminhar, sendo capazes de reescrever nossa história a partir de escolhas mais conscientes.

Passamos a perceber fatores intrínsecos que nos apoiam para atingirmos nossa auto realização pessoal, profissional e espiritual. O eneagrama nos proporciona de forma objetiva elementos para nossa mudança, no trabalho de autodesenvolvimento passamos a ser mais assertivos com relação às nossas metas e objetivos, clareando nossa percepção em relação a nós mesmos e como devemos agir.

OBJETIVOS:

Levar os participantes a uma melhor compreensão das motivações comportamentais que definem suas personalidades. Através de vivências, explanações e práticas reconhecerem alguns de seus mecanismos de defesa e virtudes fundamentais. Compreenderem a origem do eneagrama e suas aplicações, como uma uma ferramenta que pode auxiliar a comunicação, diminuindo o ruído que a mente produz internamente e aos demais.

  • Aprimorar relacionamentos interpessoais

  • Melhorar a comunicação interna e externa

  • Ampliar os círculos afetivos e sociais

  • Adquirir autoconhecimento

  • Compreender a autoimagem

  • Ter um maior desempenho profissional

  • Saber aproveitar melhor os talentos dos colaboradores

  • Ter consciência dos fatores de automotivação

  • Mapear o próprio comportamento

  • Observar melhor o outro

  • Respeitar as diferentes personalidades

  • Melhorar o processo de comunicação

PARA QUEM?

  • Pessoas que anseiam por autoconhecimento

  • Profissionais em busca de aprimoramento

  • Líderes de equipes de vendas

  • Gestores e empreendedores que visam autodesenvolvimento.

  • Educadores e professores

  • Pais que queiram melhorar comunicação com os filhos

  • Cônjuges que pretendem compreender melhor seus relacionamentos

  • Jovens querem saber sua vocação

  • Buscadores de propósito e missão de vida

METODOLOGIA:

 

O conteúdo será ministrado alternando entre explanações e vivências. Serão aplicados questionários, exercícios de fixação e audiovisuais. Utilizaremos elementos da Andragogia para possibilitar a experimentação da emoção, da razão e parte motora, de forma que haja estímulos diversos na aprendizagem integral.

Eneagrama, nove tipos de personalidade.

Avaliar a nós mesmos, descobrir nossa personalidade, superar os problemas, desprender-se de rótulos impostos desde o nascimento. Podemos analisar e modificar a nós mesmos utilizando uma ferramenta conhecida na psicologia como Eneagrama.

A técnica do eneagrama descobre qual é nosso tipo de personalidade ou ego. Quanto maior é nosso ego, menor é a capacidade que temos de assumir e aceitar o que não possuímos, e assim, o nível de sofrimento individual aumenta. O eneagrama expõe nove formas de pensar, sentir e agir, intimamente ligadas com estilos de desenvolvimento pessoal, detalhando a causa e o efeito que são produzidos pelas nossas reações, fruto da personalidade de carregamos desde crianças.

Se trabalharmos profundamente em nós mesmos, nos observando e nos liberando de reações automáticas, que nos ferem e causam dor àqueles que nos rodeiam, conseguiremos nos afastar dos rótulos que nos impedem de viver a vida com liberdade.

Uma vez detectado o tipo, é necessário aprender a trabalhar os pontos fracos e as limitações, tendo como objetivo final a superação, e consequentemente, uma atitude diferenciada para enfrentar o mundo.

9 Tipos de personalidade:

Perfeccionista

Constroem a vida e ganham afeto daqueles que estão ao seu redor sendo perfeitos. Se consideram seres superiores. Julgam os demais pelos erros cometidos. Têm pavor de cometer erros. São meticulosos e extremamente críticos consigo mesmos. São compulsivos e metódicos. Voláteis, com predisposição a guardar ressentimentos. Tendem a ter pensamentos extremistas: branco ou preto / bom ou mal.

Altruísta

Conseguem o afeto dos outros oferecendo-os ajuda. Manipulam a vida dos demais. Oferecem uma entrega pessoal de forma altruísta e generosa. Colocam as necessidades alheias à frente das suas. Garantem satisfação sentindo-se indispensáveis. Precisam se libertar. Modificam sua própria personalidade para adaptar-se às necessidades dos demais. Usam da empatia como estratégia para ganhar ou diminuir o afeto dos demais.

Executor

Conseguem carinho através do sucesso e de sua imagem, que se torna imprescindível. Seu principal interesse é o trabalho. Seus sentimentos são esquecidos enquanto trabalha. São competitivo e eficazes. Temem o fracasso. Seu coração e seus sentimentos são esquecidos e substituídos pelo trabalho. “Sou o que faço.” Consideram como real a imagem fictícia criada por eles.

Romântico

Desejam o inalcançável, o mais difícil de se conseguir. Evitam o comum. Têm uma baixa auto-estima. Vivem como se a vida fosse uma representação teatral (uma comédia, um drama, etc.). Não enfrentam a vida com valentia e sentem afinidade com as artes dramáticas. São pessoas melancólicas, sensíveis e profundas emocionalmente.

Observador

Precisam de privacidade e não costumam se envolver. Se mantêm afastados do afeto e das emoções. Precisam de lugares onde se sintam protegidos e dos quais possam limitar o contato. Constumam se conformar com o tempo livre que têm. Dividem a vida em pequenas parcelas. Seu desejo é conhecer a chave do funcionamento do mundo.

Soldado

Costuma evitar a ação. São ansiosos e leais. Céticos, temem traições. Seu lema é: pensar ao invés de agir. Podem tanto se submeter a algo, como podem se revoltar contra autoridades. Se identificam com as causas dos menos favorecidos. Lideram a oposição. Têm medo de encarar a própria ira e também temem a ira dos demais.

Sonhador

Desejam levar uma vida maravilhosa. Elaboram grandes ideias. Procuram trabalhos prazerosos. Contagiam com seu entusiasmo. Evitam o sofrimento e o conflito. O encanto e o otimismo são sua defesa.

Chefe

São controladores e impulsivos. Protegem a si mesmos com o poder que têm. Exigem o contato e defendem seus entes mais próximos. Estabelecem regras em seu trabalho e em sua vida pessoal. Se preocupam com a justiça e evitam a fraqueza. Precisam estabelecer limites. Não existem pontos medianos em suas ações.

Mediador

Possuem a habilidade de se relacionar com todos. Buscam a neutralidade. Evitam conflitos. Agem de acordo com seus costumes. Costumam se incomodar com as mudanças. O isolamento não faz parte de sua rotina. A raiva ou a chateação soam distantes e causam separações. São, de certa forma, pacientes e teimosos. Esperam que o tempo solucione os problemas.

“A personalidade do homem determina antecipadamente o grau de sua fortuna.”

Dr. Deroni Sabbi

DERONÍ SABBI
Psicólogo Pós Graduado em Psicologia Transpessoal ( Unipaz ) . Doutor Honoris Causa pela Universidade Emmir Brunner(EUA). Estudioso das Tradições de Sabedoria Ocidental e Oriental. Master Coach,   Diretor da SBDPH- Sociedade Brasileira do Desenvolvimento do Potencial  Humano Master e Trainer em PNL pela Universidade da Califórnia(EUA) e pela International Society of Neuro-Semantics. Ministra Practitioner em PNL desde 1992. Coach Trainer. Formação Coaching Integrado – Personal e Executive Coach, pela ICI, CCI, INAP e Conselho Mundial de Coaching.Formação internacional em Educação Emocional, Hipnose Ericksoniana, Educação Biocêntrica, Rebirthing, TEnragrama, erapia da Linha do Tempo, Dinâmica de Grupo, e Jogos de Empresa e Aprendizado Acelerado. Autor das Obras Sinto, logo Existo, Inteligência Emocional e Autoestima. Coautor de Manual Completo de PNL, PNL para Professores, Treinamentos Comportamentais,  Abrindo Portas. Mais de 2000 palestras ministradas.

Lisete Gorbing
PROFª LISETE  GORBING

MBA em Coaching pela FAPPES, Executive Coaching, Alpha Coaching, X TREME e Master Coaching  e Coaching Clinic Avançado pela Corporate Coach University Internacional. Bussiness High performance pela FEBRACIS. Practitioner e Master Practitioner em PNL.  Pós- graduação em Terapia Floral, Formação em Dinâmica de Grupos e Jogos de Empresa, Mestrado em Reiki . Aprimoramento em Eneagrama. Instrutora, consultora e terapeuta. Head Trainer do Instituto Sabbi.  Tem mais de 30 anos de experiência em Gestão de Pessoas. Coautora do livro ” PNL para Professores”, Editora Leader.

 

Faça sua inscrição on line aqui

Consulte-nos para condições de pagamentos diferenciadas.
Oferecemos descontos progressivos para duplas, trios e grupos.

Mais informações: 

(51) 3029-1430 – 3061 2295 | (51) 98129-5544 (whatsapp) |  atendimento@sabbi.com.br