A Sabedoria do Eneagrama

A SABEDORIA DO  ENEAGRAMA

O QUE É?

O Eneagrama possui uma sabedoria que nos auxilia no autoconhecimento. Através da descoberta do nosso tipo de personalidade podemos acessar nossas capacidades e talentos. Passamos a observar não apenas nossas atitudes comportamentais, mas também o que as motivam. Com isto podemos explorar novas rotas e expandir nosso potencial de forma mais equilibrada.

A partir do reconhecimento de nossas limitações e crenças, passamos a observar e ter um novo olhar em relação a nós mesmos e aos outros. Isto nos conduz a um novo caminho ou jeito de caminhar, sendo capazes de reescrever nossa história a partir de escolhas mais conscientes.

Passamos a perceber fatores intrínsecos que nos apoiam para atingirmos nossa auto realização pessoal, profissional e espiritual. O eneagrama nos proporciona de forma objetiva elementos para nossa mudança, no trabalho de autodesenvolvimento passamos a ser mais assertivos com relação às nossas metas e objetivos, clareando nossa percepção em relação a nós mesmos e como devemos agir.

OBJETIVOS:

Levar os participantes a uma melhor compreensão das motivações comportamentais que definem suas personalidades. Através de vivências, explanações e práticas reconhecerem alguns de seus mecanismos de defesa e virtudes fundamentais. Compreenderem a origem do eneagrama e suas aplicações, como uma uma ferramenta que pode auxiliar a comunicação, diminuindo o ruído que a mente produz internamente e aos demais.

  • Aprimorar relacionamentos interpessoais
  • Melhorar a comunicação interna e externa
  • Ampliar os círculos afetivos e sociais
  • Adquirir autoconhecimento
  • Compreender a autoimagem
  • Ter um maior desempenho profissional
  • Saber aproveitar melhor os talentos dos colaboradores
  • Ter consciência dos fatores de automotivação
  • Mapear o próprio comportamento
  • Observar melhor o outro
  • Respeitar as diferentes personalidades
  • Melhorar o processo de comunicação

PARA QUEM?

  • Pessoas que anseiam por autoconhecimento
  • Profissionais em busca de aprimoramento
  • Líderes de equipes de vendas
  • Gestores e empreendedores que visam autodesenvolvimento.
  • Educadores e professores
  • Pais que queiram melhorar comunicação com os filhos
  • Cônjuges que pretendem compreender melhor seus relacionamentos
  • Jovens querem saber sua vocação
  • Buscadores de propósito e missão de vida

METODOLOGIA:

O conteúdo será ministrado alternando entre explanações e vivências. Serão aplicados questionários, exercícios de fixação e audiovisuais. Utilizaremos elementos da Andragogia para possibilitar a experimentação da emoção, da razão e parte motora, de forma que haja estímulos diversos na aprendizagem integral.

Eneagrama, nove tipos de personalidade.

Avaliar a nós mesmos, descobrir nossa personalidade, superar os problemas, desprender-se de rótulos impostos desde o nascimento. Podemos analisar e modificar a nós mesmos utilizando uma ferramenta conhecida na psicologia como Eneagrama.

A técnica do eneagrama descobre qual é nosso tipo de personalidade ou ego. Quanto maior é nosso ego, menor é a capacidade que temos de assumir e aceitar o que não possuímos, e assim, o nível de sofrimento individual aumenta. O eneagrama expõe nove formas de pensar, sentir e agir, intimamente ligadas com estilos de desenvolvimento pessoal, detalhando a causa e o efeito que são produzidos pelas nossas reações, fruto da personalidade de carregamos desde crianças.

Se trabalharmos profundamente em nós mesmos, nos observando e nos liberando de reações automáticas, que nos ferem e causam dor àqueles que nos rodeiam, conseguiremos nos afastar dos rótulos que nos impedem de viver a vida com liberdade.

Uma vez detectado o tipo, é necessário aprender a trabalhar os pontos fracos e as limitações, tendo como objetivo final a superação, e consequentemente, uma atitude diferenciada para enfrentar o mundo.

9 Tipos de personalidade:

Perfeccionista

Constroem a vida e ganham afeto daqueles que estão ao seu redor sendo perfeitos. Se consideram seres superiores. Julgam os demais pelos erros cometidos. Têm pavor de cometer erros. São meticulosos e extremamente críticos consigo mesmos. São compulsivos e metódicos. Voláteis, com predisposição a guardar ressentimentos. Tendem a ter pensamentos extremistas: branco ou preto / bom ou mal.

Altruísta

Conseguem o afeto dos outros oferecendo-os ajuda. Manipulam a vida dos demais. Oferecem uma entrega pessoal de forma altruísta e generosa. Colocam as necessidades alheias à frente das suas. Garantem satisfação sentindo-se indispensáveis. Precisam se libertar. Modificam sua própria personalidade para adaptar-se às necessidades dos demais. Usam da empatia como estratégia para ganhar ou diminuir o afeto dos demais.

Executor

Conseguem carinho através do sucesso e de sua imagem, que se torna imprescindível. Seu principal interesse é o trabalho. Seus sentimentos são esquecidos enquanto trabalha. São competitivo e eficazes. Temem o fracasso. Seu coração e seus sentimentos são esquecidos e substituídos pelo trabalho. “Sou o que faço.” Consideram como real a imagem fictícia criada por eles.

Romântico

Desejam o inalcançável, o mais difícil de se conseguir. Evitam o comum. Têm uma baixa auto-estima. Vivem como se a vida fosse uma representação teatral (uma comédia, um drama, etc.). Não enfrentam a vida com valentia e sentem afinidade com as artes dramáticas. São pessoas melancólicas, sensíveis e profundas emocionalmente.

Observador

Precisam de privacidade e não costumam se envolver. Se mantêm afastados do afeto e das emoções. Precisam de lugares onde se sintam protegidos e dos quais possam limitar o contato. Constumam se conformar com o tempo livre que têm. Dividem a vida em pequenas parcelas. Seu desejo é conhecer a chave do funcionamento do mundo.

Soldado

Costuma evitar a ação. São ansiosos e leais. Céticos, temem traições. Seu lema é: pensar ao invés de agir. Podem tanto se submeter a algo, como podem se revoltar contra autoridades. Se identificam com as causas dos menos favorecidos. Lideram a oposição. Têm medo de encarar a própria ira e também temem a ira dos demais.

Sonhador

Desejam levar uma vida maravilhosa. Elaboram grandes ideias. Procuram trabalhos prazerosos. Contagiam com seu entusiasmo. Evitam o sofrimento e o conflito. O encanto e o otimismo são sua defesa.

Chefe

São controladores e impulsivos. Protegem a si mesmos com o poder que têm. Exigem o contato e defendem seus entes mais próximos. Estabelecem regras em seu trabalho e em sua vida pessoal. Se preocupam com a justiça e evitam a fraqueza. Precisam estabelecer limites. Não existem pontos medianos em suas ações.

Mediador

Possuem a habilidade de se relacionar com todos. Buscam a neutralidade. Evitam conflitos. Agem de acordo com seus costumes. Costumam se incomodar com as mudanças. O isolamento não faz parte de sua rotina. A raiva ou a chateação soam distantes e causam separações. São, de certa forma, pacientes e teimosos. Esperam que o tempo solucione os problemas.

“A personalidade do homem determina antecipadamente o grau de sua fortuna.”

Dr. Deroni Sabbi

DERONÍ SABBI
Psicólogo Pós Graduado em Psicologia Transpessoal.
Estudioso das Tradições de Sabedoria Ocidental e Oriental.
Trainer em PNL,  ministra formação em PNL desde 1990.
Diversas Formações em Coach, Constelações Familiares, Organizacionais e Espirituais, Educação Emocional, Hipnose,  Rebirthing, Eneagrama, Terapia da Linha do Tempo, Avatar, Dinâmica de Grupo, e Jogos de Empresa,  Aprendizado Acelerado, EMDR, EFT, Florais e outros. Autor e coautor de diversas obras sobre PNL, Inteligência Emocional e Desenvolvimento Humano. Mais de 2000 palestras e cursos ministrados. Clique aqui para ver  currículo mais detalhado 

Lisete Gorbing
PROFª LISETE  GORBING

MBA em Coaching pela FAPPES, Executive Coaching, Alpha Coaching, X TREME e Master Coaching  e Coaching Clinic Avançado pela Corporate Coach University Internacional. Bussiness High performance pela FEBRACIS. Practitioner e Master Practitioner em PNL.  Pós- graduação em Terapia Floral, Formação em Dinâmica de Grupos e Jogos de Empresa, Mestrado em Reiki . Aprimoramento em Eneagrama. Instrutora, consultora e terapeuta. Head Trainer do Instituto Sabbi.  Tem mais de 30 anos de experiência em Gestão de Pessoas. Coautora do livro ” PNL para Professores”, Editora Leader.

Consulte-nos para condições de pagamentos diferenciadas.
Oferecemos descontos progressivos para duplas, trios e grupos.

Mais informações: 

(51) 3029-1430  | (51) 98129-5544 (whatsapp) |  atendimento@sabbi.com.br